Os temas relacionados ao serviço público ganharam uma instância permanente de discussão. Nesta terça-feira (11), o presidente e o diretor de Estratégia Sindical da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Marcus Firme e Cléber Amaral, participaram da assinatura do protocolo de instauração da Mesa Nacional de Negociação Permanente do governo federal, que tem o objetivo de manter o diálogo entre governo federal e as entidades representativas dos servidores públicos.
Diferente da Mesa Nacional de Negociação Permanente, aberta no início do ano e encerrada em março, a atual instância será dividida em três níveis de discussão. No nível nacional serão debatidos os temas gerais; no nível setorial serão discutidos temas específicos de cada setor; e no específico serão tratadas as especificidades de cada categoria.
“Esse é o cenário mais adequado. A Mesa de março tratou, apenas, do reajuste geral para todos os servidores públicos. Ocorre que cada carreira tem suas demandas específicas e não havia uma interlocução instituída para isso. Esperamos que, agora, as demandas dos policiais federais possam ser tratadas detalhadamente”, afirmou Marcus Firme.
Durante a instauração da Mesa, a ministra da Gestão e Inovação Esther Dweck destacou a importância da participação das entidades para o sucesso da Mesa e lembrou que o atual formato já é uma conquista desse diálogo.
Também participaram do evento os ministros da Educação, Camilo Santana, do Trabalho, Luiz Marinho, da Secretaria Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, da Saúde, Nísia Trindade, além de representantes do Ministério da Fazenda e das centrais sindicais.
Fonte: FENAPEF