História

O Sindicato dos Policiais Federais no Estado de Pernambuco (SINPEF/PE) começou sua história em 16 de Agosto de 1989, quando Policiais Federais se reuniram em Assembleia Geral Extraordinária para decidir sobre a criação do Sindicato. Os policiais pernambucanos já percebiam a necessidade e importância de fundar uma entidade que pudesse realmente lutar pelos interesses da categoria.

Os 78 funcionários presentes, naquela noite, foram unânimes e votaram a favor da criação do sindicato. Na mesma noite ainda foi aprovado o Estatuto do SINPEF/PE e definida a primeira Diretoria e Conselho fiscal, que só vieram a tomar posse em 29 de novembro do mesmo ano, com Raimundo Marcelo Arcanjo na presidência e Carlos César Guimarães Rebouças como vice-presidente.

Inicialmente a entidade funcionava em um prédio alugado na Rua Matriz e Barros, localizado no Bairro do Recife. Em 1998 mudou-se para uma sede própria na Rua Capitão Lima, 84 em Santo Amaro.

O Sindicato foi fundado com a missão de coordenar, proteger e representar perante as autoridades – administrativas legislativas e judiciárias – os interesses individuais e coletivos referentes à atividade profissional da categoria e servidores administrativos, ativos e inativos.

.Inicialmente a entidade funcionava em um prédio alugado na Rua Matriz e Barros, localizado no Bairro do Recife. Em 1998 mudou-se para uma sede própria na Rua Capitão Lima, 84 em Santo Amaro.

Procurando disponibilizar uma melhor infra-estrutura, foram realizadas algumas reformas, assim como foram adquiridos novos equipamentos. Desde então, a modernização nunca deixou de acompanhar nossa sede, sendo uma das metas prioritárias da atual diretoria, à frente como presidente Marcelo Pires, sendo vice-presidente Rômulo Luna.

Cumprindo o seu papel, o SINPEF/PE em momento algum fraquejou diante das suas responsabilidades, sempre foi forte e atuante principalmente quando o objetivo era lutar em benefício da categoria. Muitas histórias de reivindicações surgiram dentro da corporação e junto com a Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) várias vitórias foram conquistadas.

Em busca de condições dignas de trabalho – no mínimo, básicas, para que o exercício profissional dos Policiais pudessem ser executados com eficiência e segurança – e procurando estabelecer melhores salários, mobilizações, greves, congressos, debates, assembléias e reuniões mostraram-se essenciais para a concretização de vários sonhos.

Os resultados vieram. Foram bem vindos, mas não o suficiente para fazer cessar os anseios da categoria. Por isso, hoje, estamos ainda mais engajados em trazer vitórias para nossos sindicalizados e consequentemente para a nossa Polícia Federal. Durante seus 19 anos, o SINPEF/PE tornou-se umas das maiores entidades representativas de classe e conquistou respeito não apenasdentre os demais sindicatos dos Policiais Federais dos 26 Estados, o Distrito Federal e a Fenapef, mas também perante a sociedade e as diversas entidades de classe existentes.

Sua representatividade e trajetória de lutas e conquistas são frutos de uma categoria coesa na defesa incondicional de uma Policia Federal forte que tem comopremissa maior, mostrar a integridade e o altruísmo, não apenas de seus profissionais, mas, sobretudo, da instituição que os representa.

Esses foram os passos trilhados até hoje pelo Sindicato dos Policiais Federais do Estado de Pernambuco, que pretende continuar lutando e ampliando conquistas em favor dos Policiais Federais.

A Polícia Federal Somos Nós!