ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA CONGRESSO DOS POLICIAIS FEDERAIS

EVENTO VAI REUNIR ESPECIALISTAS EM SEGURANÇA PÚBLICA

 

Com o tema “Modernização da investigação policial”, o XVII congresso Nacional dos Policiais Federais (Conapef) acontece entre os dias 28 e 30 de novembro de 2018. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 24 de outubro. Assuntos como carreira única, segurança pública e sindicalismo democrático serão debatidos, no evento. Realizado pela Federação Nacional dos Policiais Federais, o Congresso acontece a cada dois anos e essa edição será realizada em Curitiba onde está localizado um dos núcleos de investigação mais importantes da Lava Jato.

O Sindicato dos Policias Federais de Pernambuco (Sinpef-PE) elegerá três Policiais Federais para participarem do Conapef com as despesas da passagem e hospedagens pagas. A eleição acontecerá no dia 26 de outubro e os nomes serão encaminhados para a Federação no dia 29 do mesmo mês. No dia 30 de outubro será lançado, pela coordenação do evento, a publicação das inscrições homologadas.

Será realizada, no dia 18 de outubro (quinta-feira), uma AGE para tratar do assunto das inscrições e fazer outros esclarecimentos sobre o tema, no auditório da SR/PE. A primeira chamada começa às 12h30.

O Congresso entra em sua 17ª edição e espera receber cerca de 500 pessoas. Ao longo do evento, a ideia é reunir e integrar profissionais da segurança pública, jornalistas e autoridades no assunto, a fim de tornar o Congresso um espaço democrático e de capacitação sobre o tema. Para participar do Congresso, é preciso realizar a inscrição no site do Conapef até o dia 24 de outubro.

“O Conapef será um marco para a Polícia Federal, não só pela presença maciça de representantes e parceiros, mas pela ousadia e coragem de se discutir os caminhos para melhorar nossa eficiência, por meio da modernização da estrutura funcional do órgão e dos nossos processos”, comenta o presidente da Fenapef, Luís Antônio Boudens.

O evento será dividido em dois eixos, que terão como temas as novas práticas e novas tecnologias de investigação policial e alternativas para uma maior integração entre a Federação e os 27 sindicatos. Além de debates e oficinas, os presentes poderão participar de palestras, que terão como convidados policiais brasileiros e estrangeiros, além da presença do juiz federal Sérgio Moro.

Propostas

Os participantes terão espaço, dentro do evento, para um debate mais profundo sobre os eixos temáticos. Os interessados poderão propor teses, projetos ou moções que levantem a discussão em torno das novas práticas e novas tecnologias na investigação policial e das alternativas para implantação de projetos da Fenapef. Podem cadastrar teses, projetos e moções a Diretoria Executiva da Federação, os sindicatos filiados e os sindicalizados.

As propostas deverão estar de estar de acordo com o estatuto da Fenapef e com os princípios constitucionais e devem ser cadastradas no site da Fenapef até o dia 24 de outubro.

As teses aprovadas serão convertidas em material de divulgação junto aos operadores do direito, aos representantes eleitos pela sociedade civil, às universidades, faculdades, centros de pesquisa, institutos, fundações, fóruns de segurança pública e privada e, em especial, aos policiais e demais operadores de segurança pública. Elas também farão parte do Painel Permanente de Segurança Pública e os projetos aprovados farão parte do Painel Sindical Policial Federal.

Para saber mais, acesse o regimento interno do Conapef e o calendário retificado.

 

Novidades

Entre as novidades, está o 1º Concurso de Tecnologias para Policiais Federais, que vai premiar dez iniciativas que visem ao aperfeiçoamento ou incorporação de técnicas que colaborem nas investigações do órgão. Poderão participar do concurso policiais e a população em geral, como explica o diretor de Estratégia Sindical da Fenapef e organizador do evento, Júlio Cesar. “Todas as áreas de conhecimento serão aceitas, desde que tenham como finalidade o aperfeiçoamento ou a incorporação de novas técnicas que colaborem com a Polícia Federal”.

Serão aceitos produtos, processos ou serviços inovadores para a segurança pública em todas as áreas tecnológicas. As informações do concurso serão divulgadas em edital e todos os projetos vencedores receberão consultoria e acompanhamento desde a implementação até a conclusão do produto ou serviço.

Outra inovação para essa edição do Conapef é o lançamento do aplicativo K-9. O software tem como finalidade facilitar o registro completo das investigações e auxiliar o policial a encontrar informações colhidas em ocorrências já registradas, de forma mais rápida e eficiente. “Essa é uma ação muito importante. Estamos nos lançando como referência, uma vez que o aplicativo será implementado inicialmente na PF, mas poderá expandir sua utilização nos demais órgãos de segurança pública no Brasil”, esclarece Júlio César.

Assessoria de comunicação Sinpef-PE/ Comunicação Fenapef

]]>