Recife, 22/03/18.
Apesar dos transtornos trazidos pela falta de energia, resultado de um apagão na última quarta-feira (21/03), a cerimônia para a entrega do Título de Cidadão Olindense ao Agente de Polícia Federal João Evangelista dos Santos, conhecido como João da Água, na Câmara Municipal de Olinda-PE, aconteceu como prevista, e contou com a presença de várias autoridades do Estado.
O título foi concedido pelos relevantes serviços prestados por ele, na área de prevenção social e cidadania, ao estado de Pernambuco e, em especial, na cidade de Olinda, contribuindo de forma eficaz na política de segurança pública e no projeto ‘Pacto pela Vida’.
No evento, autoridades como o Presidente do Sindicato dos Policiais Federais em Pernambuco (Sinpef/PE), Luiz Sérgio Aguiar; o presidente da Câmara dos vereadores de Olinda, Jorge Federal; e o ex-secretário de Defesa Social do Estado e delegado especial aposentado da Polícia Federal, Dr. Wilson Damásio estiveram presentes para prestigiar o homenageado.
Natural do Recife, João da Água formou-se em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Iniciou sua carreira na Polícia Federal, no ano de 1980, quando ingressou na Academia Nacional de Polícia e tomou posse como Agente, no ano de 1981, na Cidade do Rio de Janeiro. Ainda trabalhou na Paraíba e em Pernambuco, nas Cidades do Recife e Salgueiro. Tornou-se Cidadão salgueirense e cabroboense.
Pai de três filhos: Ana Vitória, João Victor e Marcus Vinícios, João também tem três netos: Ana Beatriz, Martins Helena e Roger Alexandre. Foi um dos fundadores da Delegacia de Polícia Federal na cidade de Salgueiro. Aposentou-se na Instituição, no ano de 2006. Na sequência, veio o convite para trabalhar na Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) onde assumiu o cargo de Gerente de Prevenção e Articulação Comunitária, cargo que ocupa até a presente data.
O novo cidadão olindense discursou sobre sua trajetória desde a infância e falou sobre seu compromisso com a educação, segurança e família. “Eu acredito na educação. Só podemos fazer a mudança por meio dela”, ressaltou Evangelista. “Sinto-me honrado e muito feliz por ser recebido como filho e ser acolhido por uma Cidade tão importante como Olinda, reconhecida mundialmente por sua beleza e cultura. Tenho orgulho de ser recebido pelo povo, por meio de seus representantes legais. Esse Título é fruto de uma construção coletiva. Agradeço a todos os amigos da Polícia Federal, SDS, Governo do Estado e todas as outras instituições que foram fundamentais para esse reconhecimento”, enfatizou o homenageado.
A DIRETORIA EXECUTIVA.
]]>