COMUNICADO – REFORMA ADMINISTRATIVA

Prezados sindicalizados,

Como é de conhecimento de todos, o sistema sindical, juntamente com a FENAPEF, por ocasião da tramitação da Reforma Administrativa que está sendo discutida na Câmara dos Deputados, tem realizado esforços no sentido de evitar prejuízos para todas as categorias da PF. Depois de várias reuniões e acordos com os deputados, em especial com o relator da matéria, nesta quarta-feira dia 15/09/2021, fomos surpreendidos com um novo texto da PEC 32 que trazia profundas alterações no Art. 144 da Constituição, mexendo na estrutura da PF no sentido de oferecer destaque a apenas um cargo. Tudo sem o conhecimento das diversas representações de classes da Instituição.

O que mais nos causou espanto não foi a tentativa de implantação de proposta puramente corporativa como essa. Afinal, já estamos acostumados com esse feito! O que nos causou profunda estranheza foi o momento escolhido para tal intento, o que merece todo nosso repúdio e desprezo. Afinal, estamos há meses numa batalha ferrenha contra essa proposta que retira direitos e sonhos de todas as categorias!

Num momento como esse, o mínimo que poderíamos esperar seria que toda a PF estivesse ombreada na defesa dos interesses do seu efetivo. Mas o que presenciamos foi um movimento sorrateiro para emplacar um projeto de poder para apenas um cargo.

Por meio de nossos deputados e assessoria da FENAPEF, conseguimos a promessa do relator de que esses “Jabutis” serão retirados. Por isso, tivemos que passar o dia todo gastando uma energia que, ao invés de construir alternativas ao bem comum, foi usada na defesa de ataques vindos de dentro da própria trincheira.

Na próxima semana, continuaremos firmes no intuito de evitar os prejuízos que estão apontados para a categoria por meio desta reforma, bem como na tentativa de resgatar parte dos direitos perdidos com a reforma da previdência, como a integralidade e paridade para todos, pensão integral por morte e regras de transição justas.

Continuaremos, também, sonhando e lutando por uma Polícia Federal inclusiva e democrática, pois entendemos que, para uma Instituição forte e eficiente, é indispensável que os sonhos e a dignidade do seu material humano sejam preservados e, assim, possamos conviver num ambiente em harmonia. Para isso, precisamos de JUSTIÇA, pois “Onde NÃO há JUSTIÇA, NUNCA haverá PAZ”.

A DIRETORIA