A Polícia Federal em Pernambuco prendeu em flagrante, na tarde da terça-feira (17/04), à 13h, no Aeroporto Internacional dos Guararapes- Gilberto Freyre, uma estudante de 20 anos, da Cidade de Laranjeira- ES. A suspeita não possuía antecedentes criminais. A prisão aconteceu durante fiscalização de rotina que objetiva reprimir o tráfico internacional e doméstico de entorpecentes.
Ao realizarem fiscalização de rotina, no desembarque de passageiros, os policiais perceberam o nervosismo uma das passageiras. Durante entrevista preliminar, a suspeita entrou em contradição em várias respostas e ficou ainda mais nervosa. A passageira foi levada à sala da Polícia Federal, onde foi realizada a averiguação de sua bagagem. Na mala, 15 tabletes de cocaína foram encontrados. A droga totalizou um peso bruto de cerca de 16,2Kg.
A suspeita recebeu voz de prisão em flagrante e levada para a sede da Polícia Federal no Cais do Apolo, onde acabou sendo autuada pela prática do crime contido no artigo 33, e 40, inciso V da Lei nº 11.343/2006 (tráfico interestadual de entorpecentes) e caso seja condenada poderá pegar penas que variam de 5 a 15 anos de reclusão.
Após a autuação, a presa realizou Exame de Corpo de Delito no IML-Instituto de Medicina Legal, passou pela audiência de custódia, onde foi confirmada a sua prisão preventiva e foi encaminhada para o Colônia Penal Feminina do Bom Pastor, ficando à disposição da Justiça Estadual/PE. Além da droga, também foram apreendidos cartões de embarque, documentos, um aparelho celular e a quantia de R$ 1.600 reais. Em interrogatório, a estudante não deu detalhes sobre quem foi a pessoa que lhe aliciou para trazer a droga de São Paulo para Recife e nem a quem iria entregar quando desembarcasse. Em conversa informal com os policiais relatou que receberia pelo serviço de transporte a importância de R$ 5 mil reais. A presa usou do seu direito constitucional de apenas falar em juízo.
ESTATÍSTICAS DE APREENSÃO:
Esta é a quarta apreensão de drogas no ano de 2018 realizada pela Polícia Federal no Aeroporto Internacional dos Guararapes. Até agora foram feitas 06 (seis) prisões (quatro mulheres e dois homens). Foram apreendidos 19,7Kg (três quilos e quinhentos gramas) de cocaína e 80,5Kg de Haxixe. Em 2017 foram realizadas 22 (vinte e duas) prisões (doze homens e dez mulheres) e apreensão de 45,9Kg de cocaína, 43Kg de Skunk, 22,8Kg de Haxixe, 10,4Kg de metanfetamina e 30 quilos de maconha.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SINPEF/PE]]>