Estão disponibilizados, na Biblioteca de Processos da Polícia Federal três novos fluxogramas relacionados às rotinas para recebimento e tratamento de notícias crimes e de possíveis fake news eleitorais, bem como sobre o funcionamento dos Gabinetes de Gestão Integrada Eleitoral.
A iniciativa busca padronizar e uniformizar os procedimentos de atuação das unidades da Polícia Federal – PF em situações envolvendo crimes eleitorais, cuja difusão interna, em especial em ano de eleições gerais, torna-se imperiosa.
O trabalho foi produzido após ação conjunta da CGE/PF e da CGDI/DICOR, mediante iniciativa da Divisão de Assuntos Sociais e Políticos – DASP/CGDI/DICOR/PF e contou, ainda, com participação da Unidade de Gestão Estratégica – UGE da DICOR/PF.
A modelagem do processo de tratamento de supostos fake news teve como base o roteiro teórico e prático para auxiliar na investigação policial de crimes eleitorais praticados por meio de fake news.
Além disso, o mapeamento dos processos é fruto direto da trilha de capacitação mantida pela Coordenação de Gestão Estratégica e possibilita, de forma clara e precisa, identificar eventuais necessidades de melhoria dos processos de cooperação institucional entre os órgãos e instituições parceiras envolvidos no pleito eleitoral, com vistas a uma atuação institucional e modelada, buscando a maior eficácia, eficiência e efetividade do sistema.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SINPEF/PE
]]>