Vem aí o XVIII Conapef!

Lei orgânica da Polícia Federal, qualidade de vida no trabalho e saúde mental estão entre os temas que serão debatidos.

Na próxima semana, de 4 a 6 de outubro, ocorrerá o XVIII Congresso Nacional dos Policiais Federais (Conapef). Dois grandes temas serão debatidos no evento: a retomada das discussões sobre a elaboração de lei orgânica para a Polícia Federal e a qualidade de vida no trabalho e saúde mental. O Conapef é a maior instância do sindicalismo dos policiais federais, onde a categoria define as diretrizes que deverão ser adotadas pela Fenapef e sindicatos nos próximos anos.

Sobre a retomada das discussões relacionadas à lei orgânica, a entidade espera com isso contribuir para a definição de uma norma que promova a modernização da estrutura funcional na Polícia Federal e corrija as distorções hoje existentes, promovendo uma harmonia entre as atribuições dos cargos da carreira policial federal,  além de prestigiar a promoção por aspectos relacionados à meritocracia, especialização, responsabilidade, antiguidade, entre outros requisitos.

Para contribuir com a discussão sobre a lei orgânica, será realizada a palestra intitulada “A estrutura da Polícia Federal nos Estados Unidos”, ministrada pelo agente especial de Supervisão do Serviço de Segurança Diplomática (DSS) Timothy Reid. Na ocasião, o agente além de mostrar como se estrutura a organização administrativa e funcional do Federal Bureau of Investigation (FBI) e sua evolução ao longo dos anos, também pontuará as semelhanças e diferenças entre as corporações americana e brasileira. 

Os temas qualidade de vida no trabalho e saúde mental serão introduzidos no XVIII Conapef pela palestra “Saúde e Bem-Estar se Promove com Qualidade de Vida no Trabalho”, ministrada pelo doutor e professor da Universidade de Brasília (UnB) Mário César Ferreira, um dos grandes expoentes sobre a qualidade de vida no trabalho no país. A apresentação terá como objetivo fornecer uma visão panorâmica sobre a atualidade do tema e a importância da promoção da qualidade de vida no trabalho no contexto das organizações como alternativa efetivamente sustentável para prevenção das vivências de mal-estar no trabalho e do adoecimento dos trabalhadores, especialmente no contexto brasileiro da segurança pública.

A qualidade de vida no trabalho também será discutida na mesa redonda “Carreira e Saúde Mental”, mediada pelo vice-presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Luiz Carlos Cavalcante, e as participações do ex-presidente da Fenapef, Luís Antônio de Araújo Boudens, do presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República, Ubiratan Cazetta (ANPR) e do psicólogo e especialista em saúde mental, Eduardo Moita.

Mais informações sobre o XVIII Conapef estão disponíveis no site do evento https://conapef.org.br

Fonte: FENAPEF