OPERAÇÃO CONTRA TRÁFICO INTERNACIONAL DE DROGAS

NEPOM/PE participa de operação de combate ao tráfico internacional de drogas no Amapá

Objetivo foi desarticular organização criminosa especializada em ocultar drogas no casco de navios mercantes que seguiam para Europa.

Na manhã desta quarta-feira (10/4), o NEPOM/PE participou da Operação Blind Diving, no Amapá. Por se tratar de ação policial considerada extremamente complexa, pela turgidez e fortes correntezas do Rio Amazonas, o que obrigaria os mergulhadores a realizar toda a busca sem visibilidade (às cegas, daí o nome da operação) e com possibilidade de desorientação subaquática, a coordenação da operação acionou os mergulhadores do Núcleo Especial de Polícia Marítima de Pernambuco e também do Espírito Santo, que em menos de 24 horas após o acionamento já se encontravam em Macapá/AP.

Durante as investigações foi apurado que a quadrilha havia ocultado entorpecentes em um navio atracado no Porto de Santana/AP que sairia em dois dias, com destino Portugal. Enquanto os mergulhadores realizavam as buscas, que resultaram na apreensão de 150 kg de cocaína, as demais equipes lograram êxito em cumprir sete mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão temporária em desfavor de integrantes da organização oriundos dos estados de São Paulo, do Rio Grande do Norte e do próprio Amapá. Alguns dos investigados possuem registro criminal por tráfico de drogas, associação para o tráfico, lavagem de dinheiro e estelionato em várias regiões brasileiras.

Essa foi a primeira apreensão desse modal registrada no Estado do Amapá e teve o mérito de mostrar a capacidade de policiais especializados, lotados nos Núcleos Especiais de Polícia Marítima, conseguirem rapidamente prestar apoio a outras unidades da Polícia Federal.